Sunday, May 9, 2010

Meditação Vipassana

Meditação Vipassana
A Técnica

Vipassana, que significa ver as coisas como realmente são, é uma das mais antigas técnicas de meditação da Índia. Foi redescoberta por Buda Gotama há mais de 2500 anos e ensinada por ele como um remédio universal para males universais, ou seja, uma Arte de Viver.
Essa técnica não sectária visa a total erradicação das impurezas mentais e a resultante suprema felicidade da liberação completa. A cura, não a mera cura de doenças, mas a cura essencial do sofrimento humano, é o seu propósito.

--------------------------------------------------------------------------------

Vipassana é um caminho de autotransformação que utiliza a auto-observação. Foca a profunda interconexão entre mente e corpo, que pode ser experimentada diretamente pela atenção disciplinada às sensações físicas, que, por sua vez, constituem a vida do corpo e continuamente se interconectam e permitem a vida da mente. É essa jornada de autoconhecimento baseada na observação — que objetiva a raiz comum da mente e do corpo — a responsável pela dissolução das impurezas mentais, resultando numa mente em equilíbrio, cheia de amor e compaixão.

--------------------------------------------------------------------------------

As leis científicas que regulam os pensamentos, sentimentos, julgamentos e sensações se tornam claras. Pela experiência direta, compreende-se a natureza de como se progride ou regride, como se produz ou se liberta do sofrimento. A vida começa a se caracterizar por consciência, libertação de ilusões, autocontrole e paz cada vez maiores.
--------------------------------------------------------------------------------
A Tradição


Desde o tempo de Buda, Vipassana tem sido transmitida, até o presente momento, por uma ininterrupta cadeia de professores. Embora de origem indiana, o atual professor nesta cadeia, Sr. S.N. Goenka, nasceu e foi criado na Birmânia (Myanmar). Enquanto viveu lá, ele teve o privilégio de aprender Vipassana de seu professor, Sayagyi U Ba Khin que, naquela época, era um graduado funcionário público. Depois de ser treinado por seu professor durante quatorze anos, o Sr. Goenka se estabeleceu na Índia, iniciando seus ensinamentos de Vipassana em 1969. Desde então, ele tem ensinado a milhares de pessoas de todas as raças e credos, no ocidente e no oriente. Em 1982 ele começou a nomear professores assistentes para ajudá-lo a atender à demanda crescente por cursos de Vipassana.

No comments:

Post a Comment