Tuesday, March 20, 2012

A Psicologia Analítica e Estrutura Simbólica

O MAGO  nos mostra como nos relacionamos com o Arquétipo do Pai, seja no nível biológico, no psíquico ou no espiritual. No nível biológico, ele representa não apenas a relação de cada um com seu progenitor genético, mas também a relação de cada um com seus filhos e enteados. No nível psicológico, este ‘Eu-Pai’ funciona como um superego, estabelecendo regras e princípios - sem o uso de métodos coercitivos ou tirânicos como propôs Freud - mas sim com um ‘duplo’ do Ego, um reflexo idealizado do Eu Superior. O ‘Pai tirânico’ do superego edipiano da psicanálise é apenas uma distorção de nossa civilização falocrata de um ‘Pai normativo’. A prova maior desta afirmação é o fato deste arquétipo, em seu nível espiritual, ser associado universalmente ao Céu e a energia uraniana, em diferentes culturas. 
A PAPISA  encarna o Arquétipo da Mãe. Sua associação astrológica é a Lua e seu poder também se estende pelos níveis biológico, psíquico e espiritual de forma semelhante ao Arquétipo do Pai. O ‘Eu-Mãe’, no entanto, funciona como um superego feminino que se preocupa prioritariamente com a nutrição e com a reprodução, enquanto o ‘Eu-Pai’ prioriza a produção e a criatividade. Ao observar o lado materno de alguém, devemos procurar imaginar as relações desta pessoa com sua ‘mãe-inteior’ a partir de sua educação: a forma de comer, de se vestir, de se comportar em grupo, etc.,  Esta características das funções de manutenção leva o arquétipo a, muitas vezes, ser involuntariamente projetado em instituições escolares ou que provenham o sustento e a vida, seja uma fábrica ou a própria Natureza.
A IMPERATRIZ também evoca nosso aspecto feminino, embora sem as características maternas. Aqui trata-se da esposa, da filha, da mulher propriamente dita. É a ‘alma gêmea’, a ‘anima’, a ‘companheira ideal’ que polariza os imaginários masculinos e é, também, a identidade venusiana das mulheres, sua ‘natureza’. Pode freqüentemente representar a esfera da vida doméstica ou estética desenvolvida pela imagem de cada um - pois ambos os sentidos são projeções do feminino. Podemos dizer que a Imperatriz é o ‘ego-feminino’. 
O IMPERADOR corresponde ao ‘ego-masculino’ e representa as idéia de autoridade, hierarquia e obediência que caracterizam a identidade dos homens e, sob o prisma feminino, representa ‘a alma gêmea’, o ‘animus’ ou a ‘cara-metade’. Muitas vezes assume a forma do Arquétipo do Herói. Mas, o fundamental deste arcano se encerra na idéia de administração, da capacidade de tomar decisões e de realizá-las. Por ser este ‘gerente da personalidade’, o Imperador é constantemente associado à vida profissional e ao poder político. 

Leandro Goulart



No comments:

Post a Comment